Atividade física avaliada na aula de educação física em alunos do ensino médio com e sem deficiência antes e durante a pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89497Palavras-chave:
Atividade Física; Incapacidade; Educação Física SecundáriaResumo
Objetivo: Avaliar a atividade física em aulas de educação física em alunos do ensino médio com e sem deficiência antes e durante a pandemia de COVID-19. Método: Os sujeitos participantes foram alunos do ensino médio com idade média de 15,2 ± 5,7 anos, 106 alunos sem deficiência e 77 alunos com diagnóstico de deficiência, a atividade física foi avaliada antes e durante a pandemia COVID-19 usando o questionário internacional de atividade física IPAQ. Resultados: A análise de variância (ANOVA) mista 2 x 2 (grupos x medidas), indicou uma diferença estatisticamente significativa de p = 0,001 entre os grupos ep = 0,005 as medidas com maior gasto energético semanal de atividade física, no corpo discente sem deficiência. Conclusões: Ao comparar os valores com uma pesquisa que utilizou o mesmo procedimento metodológico, os alunos com deficiência relataram hábitos sedentários mais elevados do que os escolares não diagnosticados com deficiência, durante a pandemia do COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Javier Arturo Hall-López, Paulina Yesica Ochoa-Martínez, Edgar Ismael Alarcón-Meza, Ana Maria Teixeira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess