Avaliação das crenças sobre o cuidado às pessoas com deficiência auditiva, nas práticas a distância de Educação Física de estudantes universitários durante a pandemia COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89529Palavras-chave:
Attitude; Deficiência auditiva; Educação Física, Educação Especial; Educação onlineResumo
Objetivo: Avaliar as crenças em relação à atenção à deficiência na atividade física, em alunos do Curso de Bacharelado em Atividade Física e Esporte, na realização de práticas de ensino de Educação Física a distância durante a pandemia COVID-19 para escolares com deficiência auditiva. Método: Por meio de uma abordagem quantitativa quase experimental, foram treinados 17 alunos de graduação em Atividade Física e Esportes da Faculdade de Esportes da Autonomous University of Baja California, que realizaram práticas de ensino, implementando 12 aulas de Educação Física a distância para escolares com deficiência auditiva, planejando, elaborando e aplicando estratégias pedagógicas de acordo com sua condição. Antes e depois, foram avaliadas as atitudes sociais e profissionais em relação às pessoas com deficiência. Resultados: A análise estatística com teste t de Student para amostras independentes relatou diferenças significativas (p <0,05), a média dos 30 itens do instrumento antes das práticas de ensino foi de 2,6 e após as práticas de ensino 1,9 com um percentual de mudança de -29 Δ%. Conclusões: As crenças na atenção à deficiência foram aprimoradas por meio da atividade física, em ambiente educacional a distância, o que é favorável no processo de ensino-aprendizagem dos alunos participantes, o que favorecerá futuras competências para o desenvolvimento de intervenções eficazes e adequadas nas populações com deficiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Paulina Yesica Ochoa-Martínez, Javier Arturo Hall-López, Edgar Ismael Alarcón-Meza, Ana Maria Teixeira

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess