Percepção de estudantes universitários de Educação Física sobre a série de diálogo
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89614Palavras-chave:
Avaliação formativa, feedback, aprendizagem autorregulada, aprendizagem invertidaResumo
A avaliação do diálogo (CD) é uma estratégia de avaliação formativa e compartilhada para a qual há poucas evidências científicas. Portanto, o objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção de estudantes universitários sobre a utilização da nota dialógica dentro do modelo de aprendizagem invertido. Para isso, 144 alunos do Curso de Licenciatura em Atividade Física e Ciências do Esporte realizaram um projeto de trabalho sobre modelos de iniciação desportiva. Após um processo de avaliação e avaliação contínua da tarefa ao longo de três semanas, os alunos compartilharam uma sessão de CD com seu professor para avaliar o trabalho. Posteriormente, os alunos foram questionados por meio de um questionário com perguntas semiestruturadas para a sessão do CD. A análise das respostas com o software Atlas.ti refletiu a percepção positiva dos alunos em relação ao CD. Os alunos consideram que beneficia a aprendizagem e melhora a interação com o professor. Da mesma forma, eles acreditam que a CD teria piorado se, em vez de usar características qualitativas, tivesse sido negociada em classificações numéricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Fernando Manuel Otero Saborido, Francisco José Pozuelo-Estrada, Constanza Palomino-Devia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess