Influências socioculturais enfrentadas por jogadoras de futebol no departamento de Puno
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89798Palavras-chave:
Discriminação, estereótipo, futebol feminino, gênero e preconceitoResumo
As mulheres no futebol nas últimas décadas tiveram grandes avanços devido à prática esportiva e ao apoio familiar, o que lhes permitiu ganhar espaço no futebol. A pesquisa assumiu o paradigma qualitativo, com um desenho etnográfico por meio de 31 entrevistas e dois grupos focais, foram analisadas as influências socioculturais enfrentadas pela jogadora de futebol na liga amadora de Puno-Peru. Alguns resultados desta pesquisa indicam que existem influências socioculturais enfrentadas pela jogadora de futebol e estão associadas às barreiras sociais da desigualdade social e advindas de condições econômicas médias e baixas, referem não receber apoio dos dirigentes e da mídia, também refletem ter receberam atitudes e estigmas machistas devido ao seu gênero e prática de futebol, sendo classificados como moleca e que todos esses aspectos não limitam sua prática futebolística. Conclui-se que na autoidentificação a punoiana mostra sua personalidade, tem confiança e administra sua própria vida e destaca-se o papel dos pais na iniciação, prática e permanência do futebol feminino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alcides Flores Paredes, Yeny Amaru Maquera

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess