Efeito dos antioxidantes pós-treino e pós-jogo sobre o estresse oxidativo e inflamação em jogadores de futebol profissional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90276Palavras-chave:
Homeostase, exercício, recuperação, atletas de elite, suplementosResumo
O objetivo deste estudo foi determinar se a adição de antioxidantes pós-atividade é uma estratégia útil para melhorar os parâmetros analíticos específicos relacionados ao estresse oxidativo e inflamação. O estudo foi realizado em um time italiano de futebol da Série A, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Em outubro, as medidas foram realizadas nos jogadores sem a necessidade de suplementação antioxidante pós-atividade. O período de intervenção correspondeu do final de outubro ao início de janeiro, período em que foram suplementados antioxidantes pós-atividade. Os resultados obtidos confirmaram que os jogadores que tomaram antioxidantes durante o período de intervenção na forma de uma mistura de um smoothie de abacaxi natural com um concentrado de cereja azeda, romã, groselha preta e beterraba em bastão, melhoraram significativamente os parâmetros associados ao estresse oxidativo , embora não tenha sido observada melhora significativa nos parâmetros relacionados à inflamação. O uso de antioxidantes por um período de setenta dias é uma estratégia de intervenção pós-atividade que pode ser considerada eficaz para melhorar a redução dos parâmetros relacionados ao efeito oxidativo derivados da prática de exercícios físicos em nível profissional no futebol, embora mais estudos são necessários para determinar o efeito antiinflamatório.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Antonio Molina López, Eleazar Lara Padilla, Heliodoro Moya Amaya, Daniel Rojano Ortega, Antonio Jesús Berral Aguilar, Pedro Estevan Navarro, Francisco José Berral de la Rosa

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess