Análise do trabalho de conteúdos matemáticos da área de Educação Física no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92365Palavras-chave:
Educação Física, conteúdo matemático, interdisciplinaridade, jogo, aprendizagem significativaResumo
A motivação dos alunos em aulas de Educação Física de cariz eminentemente prático contrapõe-se à rejeição em outras áreas com aulas mais teóricas e com conteúdos mais abstractos. Este artigo tem como objetivo avaliar a motivação, as dificuldades e as aprendizagens envolvidas no trabalho interdisciplinar da Matemática e da Educação Física. Para isso, é realizada uma intervenção nas aulas de Educação Física, onde são ministrados diversos conteúdos da área da matemática através da modalidade voleibol. Participaram deste estudo 72 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, divididos em dois grupos, um grupo experimental (n=36) e um grupo controle (n=36). É utilizada uma metodologia mista, quantitativa, descritiva e qualitativa, através da realização de um teste pedagógico (pré-teste e pós-teste) e da análise dos diários dos alunos. Após a análise dos resultados, verifica-se que os alunos demonstraram grande motivação para o trabalho e uma assimilação da aprendizagem proposta, não encontrando dificuldades marcantes durante a intervenção. Os conteúdos de geometria, perímetro, probabilidade e estatística foram os que mais aumentaram a percentagem de sucesso após a intervenção. Conclui-se que a Educação Física é uma ferramenta válida e motivadora para trabalhar conteúdos matemáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Marta Arias Otero, Jorge Carlos Lafuente Fernández

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess