O estilo de comunicação do treinador como um preditor da carga de trabalho percebida em jovens jogadores de futebol
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88340Palavras-chave:
carga de trabalho, comunicação, coordenação, automação, futebolResumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer as implicações do estilo comunicativo do treinador durante o desempenho da atividade na carga de trabalho percebida por jovens jogadores de futebol. Participaram do estudo duas equipes da categoria cadete, com um total de 32 jogadores (M = 15,19; DP = 0,39), e seus respectivos treinadores. A coleta de dados ocorreu em dois treinos distintos, com intervalo de uma semana entre cada atividade. A carga de trabalho foi medida por meio do NASA-TLX adaptado para a ferramenta Google Forms que os jogadores responderam após a atividade. Para a análise da comunicação do treinador, foi utilizada a gravação em vídeo e áudio da atividade para posterior análise por meio de uma adaptação do CBAS. Embora os treinadores apresentem dois estilos de comunicação diferentes, os resultados não mostram uma diferença significativa entre as duas equipes na carga de trabalho percebida. No entanto, o estilo gerencial comunicativo tende a ser mais exigente mentalmente, mais frustrado e com desempenho menos percebido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Roberto Silva Flores, Jaume Mas Riera, Alexandre Garcia-Mas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess