Estudo da transversalidade dos conteúdos em Educação Física através dos currículos de competências
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i40.81783Palavras-chave:
Currículo, competências, transversalidade, ligações com outras disciplinas, conteúdos globais, educação física, ensino secundário obrigatórioResumo
O artigo tem como objetivo analisar a evolução dos currículos de competências através do estudo da transversalidade do conhecimento através da análise documental dos principais normativos legais educacionais. A análise de conteúdo permitirá uma abordagem transversal síncrona para comparar as leis estaduais e DR com os decretos e regulamentos autônomos catalães, e uma abordagem longitudinal diacrônica para comparar a evolução dos currículos de competências desde sua aparição no LOE até sua consolidação no LOMCE. Esta análise de conteúdo terá como base o regulamento do Ensino Secundário Obrigatório (ESO) através da disciplina específica Educação Física, contrapondo as exemplificações práticas com a disciplina de Matemática. As conclusões determinam o florescimento de competências nos currículos e o estabelecimento da transversalidade como intervenção necessária à sua concretização. De uma transversalidade centrada nos conteúdos disciplinares como metodologia de competência (ligações com outras disciplinas), evolui para a transversalidade baseada nas competências e na transferibilidade do conhecimento para contextos reais (tratamento globalizado dos conteúdos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Josep Solà Santesmases

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess