Educação Física de Qualidade na perspectiva da prática docente: propriedades psicométricas de um instrumento para sua avaliação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86253Palavras-chave:
Qualidade em Educação, Políticas Educacionais, Educação Física, Prática docente, Validação de escalasResumo
O objetivo do estudo foi examinar as propriedades psicométricas e a estrutura fatorial do Questionário de Educação Física de Qualidade traduzido e adaptado para o contexto espanhol e mexicano. É apresentado um estudo quantitativo com desenho instrumental. Participaram 763 professores de Educação Física do México, com idades entre 19 e 71 anos (M = 37,89 ± 11,18); onde 31,7% são mulheres e 68,3% homens. 59,4% atuam em escolas da rede federal, 33,9% da rede estadual e 6,7% na rede particular. A pesquisa Quality Physical Education foi traduzida e adaptada para o espanhol e o contexto mexicano, composta por 50 itens que são respondidos em uma escala que varia de 0 "não totalmente alcançado" a 10 "totalmente alcançado". A análise fatorial exploratória (AFE) foi realizada utilizando a matriz de correlação Kaiser-Meyer Olkin KMO (0,97) e o teste de esfericidade de Bartlett (χ² x2 = 30645,936 e gl = 990) obtendo seis fatores e a redução para 46 itens. A análise fatorial confirmatória (CFA) mostrou boa consistência interna e correlações interfatoriais (χ² / gl = 2,98, NNFI = 0,98, CFI = 0,98 e RMSEA = 0,07), bem como na divisão por gênero, nível e sistema educacional. O instrumento apresenta boas propriedades psicométricas para avaliar a Qualidade da Educação Física na perspectiva da prática docente no contexto mexicano. Pelas suas características, pode ser utilizado em outros países de língua espanhola desde que sua redação, terminologia e conteúdo sejam adaptados ao contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Javier Rodríguez Rodríguez, Oswaldo Ceballos Gurrola, Jorge Isabel Zamarripa Rivera, Rosa Elena Medina Rodríguez, Walter Ho, Rosa López D´ Amico

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess