Percepção do professor de educação física sobre o novo modelo educacional no México
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88188Palavras-chave:
Educação Física, Modelo educacional, Professor, Avaliação, CurrículoResumo
A educação no México passou por diferentes modelos educacionais ora como resultado da mudança da legislatura, ora devido às tendências das organizações educacionais internacionais, que impactaram especificamente o currículo da Educação Física, dificultando a avaliação de sua relevância por o corpo docente. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção do professor de Educação Física sobre o Novo Modelo Educacional no México. É apresentado um desenho transversal não experimental, com uma amostragem não probabilística por conveniência. Participaram 351 professores de Educação Física ativos, sendo 152 (43,3%) homens e 199 (56,7%) mulheres. Para esta pesquisa foi utilizado um questionário ad hoc, composto por 33 itens agrupados em cinco fatores: Fundamentação teórica, Bases conceituais, Intervenção docente, Planejamento e Satisfação, com processo de validação por meio de análise fatorial exploratória e confirmatória. Pode-se afirmar que o questionário possui propriedades psicométricas satisfatórias e confiabilidade estimada por meio da consistência interna. Os resultados mostram diferenças significativas na percepção do professor sobre os conteúdos que agrupam o Novo Modelo Educacional, onde as mulheres dão uma pontuação mais elevada em relação aos homens, assim como os professores do ensino médio em relação aos professores da pré-escola e do ensino fundamental. A principal conclusão é que o professor de Educação Física apresenta baixa satisfação com o Novo Modelo Educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 José Luis Juvera Portilla, Oswaldo Ceballos Gurrola, Jorge Isabel Zamarripa Rivera, Javier Rodríguez Rodríguez, Erick Yael Fernández Barradas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess