Análise das medidas de segurança, acessibilidade e prevenção e higiene das instalações desportivas na Região de Múrcia durante o COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92938Palavras-chave:
Prevenção, actividade física, equipamento desportivo, desporto, risco.Resumo
As instalações desportivas são espaços necessários à prática de atividade física e estas devem cumprir os requisitos mínimos de acessibilidade e segurança estabelecidos para garantir os padrões de qualidade, bem como o cumprimento das medidas de prevenção e higiene durante a pandemia provocada pelo COVID-19. O objetivo deste estudo foi analisar o grau de cumprimento dos critérios de segurança, acessibilidade e prevenção e higiene das instalações e equipamentos desportivos durante o COVID-19 na Região de Múrcia. Para tal, foram analisadas 34 instalações desportivas, 59 espaços complementares e 43 instalações desportivas, utilizando uma metodologia quantitativa descritiva e transversal. Foram elaboradas sete fichas de observação ad hoc, compostas por um total de 410 itens e baseadas na regulamentação e legislação vigentes. Os resultados mostram que o pavimento é a subárea com maior grau de conformidade, nos serviços higiênico-sanitários e vestiários (89%) e nos pavilhões e academias (92,14%). Enquanto a sinalização e as informações apresentam o menor percentual de conformidade nas três áreas analisadas, pavilhões e academias (65%), banheiros e vestiários (37%) e arquibancadas (42%). A análise destaca a necessidade de rever e corrigir as infrações detetadas, para garantir a qualidade das instalações desportivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Ana María Gallardo, Miguel Almagro Nieto, Elena Martínez Moreno, Benito Zurita Ortíz, Mª José Maciá Andreu

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess