Metodologias cooperativas versus competitivas: efeitos sobre a motivação em estudantes de educação física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78279Palavras-chave:
Jogos cooperativos, jogos competitivos, motivação, ensino médioResumo
Resumo. Introdução: O objetivo desta pesquisa é identificar como os jogos competitivos e os jogos cooperativos afetam a motivação dos alunos nas aulas de educação física, na fase do ensino médio obrigatório. Método: As informações científicas necessárias foram coletadas em bancos de dados como Pubmed, Google Scholar, Dialnet, Scopus e Web of Science. Para obter os dados, o questionário de motivação nas aulas de educação física (CMEF) foi realizado em um instituto de ensino médio obrigatório na cidade de Alicante. Resultados: Melhorias na motivação intrínseca foram observadas em todos os grupos de trabalho. Diferenças significativas também foram observadas no aumento da motivação intrínseca dos alunos que jogavam os jogos com competição. Conclusões: Os jogos são uma boa ferramenta para melhorar a motivação dos alunos e os jogos competitivos melhoram significativamente a motivação intrínseca dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess