Orientações de metas e necessidades psicológicas básicas no desenvolvimento da expressão corporal na educação primária: um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.83124Palavras-chave:
Lição de casa, ego, autonomia, competência, relacionamento com os outros, educação física, autodeterminaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de uma aplicação didática da Expressão Corporal nas orientações de metas e necessidades psicológicas básicas em alunos do ensino fundamental em aulas de Educação Física. 73 alunos de Educação Física (39 meninas e 34 meninos) com idade entre 9 e 12 anos (4º PRI, n = 24; 5º PRI, n = 23; e 6º PRI, n = 26), pertencentes a uma escola pública de Educação Básica linha participou neste estudo. Foi realizada uma intervenção didática específica para o desenvolvimento da Expressão Corporal durante sete sessões de 50 minutos, nas quais foi prestado apoio à autonomia, trabalho em grupo e criatividade dos alunos. O clima motivacional (POSQ) e as necessidades psicológicas básicas (BPNES) de todos os alunos foram avaliados. Os resultados indicam um aumento significativo em toda a amostra nas variáveis dependentes autonomia (p <0,001) e competência (p = 0,021) após a intervenção. Nas meninas, todas as necessidades psicológicas básicas aumentaram significativamente em valor após a intervenção. Não houve efeito sobre o clima motivacional, exceto na sexta série do ensino fundamental. Portanto, o desenvolvimento da Expressão Corporal apresenta uma série de benefícios para o bem-estar psicológico dos alunos, principalmente do sexo feminino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 María Papi Monzó, Salvador García Martínez, Miguel García Jaén, Alberto Ferriz Valero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess