Necessidades psicológicas básicas associadas à prática de esportes individuais e coletivos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87480Palavras-chave:
Orientação esportiva; Floorball; Educação Física; Atividade física; Teoria da AutodeterminaçãoResumo
Introdução: O professor de Educação Física por meio da prática esportiva busca motivar intrinsecamente seus alunos por meio da prática esportiva, utilizando tarefas que seguem a filosofia da teoria da autodeterminação. Método: Neste estudo quantitativo e quase experimental, observa-se qual prática esportiva satisfaz em maior medida as necessidades psicológicas básicas dos adolescentes. Analisar a implementação de um esporte individual e de um esporte coletivo ao longo de seis sessões de intervenção de cada esporte com alunos do ensino médio obrigatório utilizando a escala de medição de necessidades psicológicas básicas (BPNES). Resultados: A análise dos dados evidenciou melhora no sentimento de autonomia após a intervenção por meio do esporte individual. Conclusão: As necessidades psicológicas básicas têm um impacto positivo por meio do esporte e com diferentes contribuições dependendo do esporte desenvolvido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Eduardo Pellicer de Juan, Salvador García Martínez, Alberto Ferriz Valero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess